9 de maio de 2011

Compressor Odontológico

Olá pessoal!
Essa semana tive um contratempo com meu compressor e compartilhei meu apuro com a turma da net. Basicamente meu compressor teve um princípio de morte, começou a gritar muito alto e eu percebi que ele precisava de um médico, digo, um mecânico, e rápido. Conto aqui minha labuta e também como foram as pesquisas sobre a pergunta: Qual o melhor compressor odontológico?

Tenho um compressor Shulz MVC 6 30 Dental, e até ele dar problema eu nunca soube o que significava esse nome, significa que ele tem uma capacidade de entrada de ar de 6 pés cúbicos por minuto, e 30 litros de capacidade de armazenamento de ar. Foi comprado sob o pretexto de usar para dois consultórios, mas eu não sabia na época que o sugador conta como "um consultório" sozinho, então digamos que ele não está bem dimensionado para seu uso atual. Enfim, ele funcionou por 6 anos até começar a fazer um barulho estranho, e uma semana depois disso ele deu o grito final. Eu deveria ter gravado o som agonizante de um compressor morrendo.

Levei ao mecânico (até descobrir um mecânico bom foi uma luta) e ele precisou de um dia para dar o diagnóstico: Os rolamentos estavam quebrando. Se eu insistisse em funcioná-lo o motor iria travar pra sempre :)
O médico, digo mecânico, trocou os rolamentos e a brincadeira saiu R$270,00. Ainda melhor que comprar um novo e muito melhor que ficar sem trabalhar enquanto um novo não chega (aqui na roça não tem isso em pronta entrega).

Vamos ao que interessa:
Qual o melhor compressor odontológico:

Como tudo na vida: Depende :)
O que avaliar antes de comprar um compressor é mais fácil de responder, vamos lá:
- Quantos consultórios ele deve tocar?
- Quantos sugadores?
- Se existe bomba a vácuo, ela é capaz de substituir todos os sugadores que serão utilizados?

Para um único consultório e um sugador: Um compressor com capacidade de 5 a 6 pés cúbicos é suficiente.
Para 2 consultórios e 2 sugadores: Prefira um com 10 pés cúbicos de capacidade.

Qual a diferença entre o isento de óleo e o lubrificado?
- O compressor isento de óleo é lubrificado também, mas seu lubrificante é grafite, por isso ele trabalha a seco e não existe risco de enviar partículas de óleo ao seu equipo. Isso é terrível principalmente em dentística.
- O compressor lubrificado é igual um motor de carro, tem um óleo lubrificante específico e você precisa trocá-lo de tempos em tempos, conforme instrução do fabricante. Esse tipo de compressor exige um filtro de ar na saída do compressor e outro na entrada do equipo, esses filtros precisam ser trocados com frequência. Assim você garante que o ar não ficará contaminado com óleo.
Vantagem: Um compressor lubrificado a óleo dura 3x mais que um isento de óleo.

Outras características a observar:
- Quantidade de pistões: 2 pistões em V fornecem mais ar consumindo menos energia. Quanto mais pistões maior a velocidade de recarga do equipamento.
- Capacidade do reservatório: Compressores grandes, com 100L ou mais são interessantes mas ocupam mais espaço. Eu prefiro um menor com grande rapidez na recarga do que um grandão que demora pra encher.
- Motor com correia ou sem correia: Motores com correia trabalham em baixa rotação, gastando menos energia e fazendo menos barulho. Sem correia é como um alta rotação, precisa girar muito mais rápido para conseguir fazer o serviço.
- Barulho: Muitos são silenciosos no início da vida, mas a maioria vai acabar ficando barulhento com o passar dos anos. Existem modelos específicos que fazem o barulho mínimo, são interessantes para quem não pode afastar o equipamento da sala de atendimento.
- Marcas: Stelo, Shulz, Airzap, Fiac, Cristófoli são marcas conhecidas, não posso dizer quais são as melhores, mas colhi muitas opiniões e as mais favoráveis recaíram exatamente sobre o mais caro da lista :)

Imagens explicativas:
Split, um modelo diferente para quem precisa organizar o espaço.

Compressor pequeno para um consultório. Note os pistões em V e o motor com correia.

Compressor maior, para mais consultórios. 4 pistões em V garante um enchimento rápido. 

Esse é o meu. 2 pistões em V e não tem correia, ou seja, trabalha em alta rotação.

PS: Hoje é meu aniversário, e como prometido logo mais acontecerá o sorteio do aparelho de profilaxia! Ainda dá tempo! Veja como participar: Promoção.


17 comentários:

Carlos: disse...

Estou numa trabalhando numa clínica , a dias o compressor não e concertado e não da pausa(por sinal já pedi para mandar a pessoa que concerta e nada), faz barulho o dia inteiro, quando ele ira explodir ??não sei.....achei o conteudo do post muito bom mesmooo!!!Parabéns pelo blog!!!!!!

Ricardo FP disse...

Obrigado Carlos, boa sorte com seus compressores, aí! Tomara que não explodam, hehe

Anônimo disse...

Hahahaha... Gostaria de ver este "Concerto" de compressor! Deve pedir para eles chamarem um maestro e para terminar com o barulho o dia inteiro!

Anônimo disse...

se eu usar dois sugadores e uma cadeira com um compressor de 6pcm e 165 litros/m o que acontece. Funciona?

chicao77 disse...

O melhor é o STELLO, disparado !

Nem manutenção ele precisa. Conheço dentistas que o usam há mais de 20 anos no consultório e nunca tiveram que trocar nem o óleo. Continuam silencioso e em perfeito estado.

Ele, com a manutenção correta, é o melhor compressor que existe.

Parece incrível a história do óleo mas, já ouvi isso não apenas de dentistas mas também de técnicos da área (que ganham dinheiro com a manutenção).

Um abraço a todos.

chicao77 disse...

Sobre sugadores, é unânime a opinião dos técnicos sobre o uso de bomba à vácuo. Sugadores sobrecarregam os compressores, independentemente do tamanho, potência e capacidade destes últimos.

Tenho um Stello Pequeno e uma bomba à vácuo DABI para 4 consultórios (só utilizo-a para 1) há 6 anos e nunca me deram dor de cabeça alguma.

Usem bomba à vácuo sempre. Seu serviço melhorará muito. Seu paciente ficará muito mais tranquilo garanto, no fim do dia vc estará muito menos cansado.

Anônimo disse...

Estou instalando meu consultório. Na saída o tecnico que instalou a cadeira me disse que eu precisaria fazer uma adaptação para i filtro de ar do compressor. meu compressoe é FIAC SS. Não tem filtro de ar?

Ricardo FP disse...

Geralmente é instalado um filtro na saída de ar, antes de entrar no equipo, e outro filtro no equipo, antes do ar ir para as canetas/seringa tríplice. Recomendo um filtro que drene a água automaticamente (acho que chamam isso de sangria).

Cindy Becker Macedo disse...

Meu compressor é o mesmo que o seu. Acreditas que preciso trocar os rolamentos todos os anos, e ele me cobram cerca de 600 a 700,00 toda vez?? Acho isso um absurdo, os técnicos aproveitam que não entendemos nada e exploram demais!
Tô morrendo de vontade de comprar outro!

P.s. adorei seu blog! e vou adquirir um IPad pro consultório tambem, dica aceita!!

Fabiane Kramer disse...

Tenho um compressor Schulz vertical de 10 pés, 100L para 2 consultórios, mas pela constante manutenção que venho fazendo pelo vazamento de óleo, estou pensando em trocar de compressor. Ao ler o teu blog conclui então que o melhor compressor é o da marca STELO. Minha duvida é se preciso comprar um pequeno e colocar uma bomba a vácuo, ou se teria que ser realmente um para 2 consultórios.Em um consultório eu uso 2 sugadores(um para endo e para cirurgia), já no outro consultório é para orto. Gostaria de uma ajuda, obrigada

Marcelo Borba disse...

Olá Ricardo, estou montando meu primeiro consultório e estou meio perdido.
Queria saber sua opinião sobre a bomba à vácuo da Dabi Atlante Ciclone.
Outra duvida seria em relação ao compressor, estou entre o da Stelo 123 e o da Cristofoli 9002, qual a sua preferencia e opinião deles?

Ricardo Ferreira de Paula disse...

Difícil dizer, Fabiane, mas é o tipo de coisa que é melhor pecar pelo exagero... O seu Schulz vai ficar como segunda opção imagino, isso é muito bom para caso o outro precise de manutenção...

Guilherme Lacerda disse...

Vcs sabem me indicar qual e o compressor mais silencioso?consultorio pequeno e nao poderei afastar muito..obrigado

Odontologia-Shop Equipamentos disse...

Boa dia, Dr Ricardo e a questão do oleo ou a seco, estamos ouvindo falar que o lubrificado a oleo vai sair do mercado é isso mesmo, ja fez alguma pesquisa sobre isso?

Ricardo Ferreira de Paula disse...

Será? Daí compra um normal a óleo e coloca filtro na saída do compressor, outro na chegada ao consultório e quem sabe até mais um...

Odontologia-Shop Equipamentos disse...

Veja só compressores a oleo são os melhores sim, mas me parece que agencia de vigilancia sanitaria, está proibindo devido a possibilidade de levar oleo pela mangueira até a boca do paciente. Pois bem, mas acredito que isso não deveria ocorrer haja visto que os compressores precisam e geralmente utilizam de filtros, inclusive o Stelo ja vem com filtro instalado, seria com se os profissionais verificassem isso e tbm é interessante ter outro filtro na entrada da cadeira. Assim sem problemas. A shopequipamentos tem varios compressores mas nem todos esta de acordo, alguns tem filtros outros não. Mas vc pode colocar filtro avulso se achar necessário. Mas a Anvisa parece ter interesse em aceitar apenas os isentos de oleo, o problema que eles tem o tempo de vida util menor.

Antonio Closter

Odontologia-Shop Equipamentos disse...

Trabalhamos com compressores Dcl-Stelo desde 2006, até hoje não tivemos nenhum contato de reclamações, aliás uma dra comprou um compressor 220 e ligou no 110v, no mais, entregamos nos consultorios e o cliente até esquece que tem um compressor na sua sala. Melhor custo beneficio.

Postar um comentário

Não se esqueça! Respeito sempre é bem vindo :)