11 de abril de 2011

Fazer ou não Odontologia: Dúvida de leitora

Acabei de receber um contato de uma leitora com uma dúvida muito comum: 

Fazer ou não fazer Odontologia?

Olá Ricardo, como vai?
Estou no terceiro ano do ensino médio e faço o cursinho pré-vestibular EXTENSIVO!
Este ano é especial, estou realmente empenhada nos meus estudos e pretendo fazer faculdade de odonto, federal ou estadual. Por isso, estou ralando muuuuuito!
Porém, meu maior é medo é com os gastos do curso. Conheço várias pessoas que fazem odonto, cada uma me fala uma coisa diferente. Gostaria de alguns conselhos.. quanto você acha que eu vou gastar NO MÍNIMO, com as listas de material?? Realmente vale a pena todo esse investimento? As faculdades como USP, UNICAMP, UNESP, oferecem alguma ajuda de custo?

PS: Adorei o blog ;)

Muito obrigada, até mais!

Resposta:

Futura colega, entrei na faculdade há 12 anos, então muita coisa mudou de lá pra cá. Ainda assim dá pra ter uma noção. A coisa funciona mais ou menos assim:

Faculdade toda: Gastos com livros, xerox, transporte, moradia, alimentação. Vale para qualquer curso, claro.
1º ano: gastos básicos com instrumental, cera para escultura, algum material para esterilização. Imagino que seja pouco, uns 300 reais paga.
2º ano: Instrumentais clínicos básicos, eu já tive clínica desde o 2º ano, então o gasto foi intenso, nesse ano que comprei motores, etc: Uns 5 mil.
3º ano: Restante do instrumental das outras discilplinas: uns 10 mil
4º ano: Vc já comprou tudo o que precisava! Agora só falta repor o que lhe roubaram, o que foi perdido e o que foi gasto, uns 1.000 zinho.

É um chute alto, tá? Varia muito de faculdade pra faculdade. A minha não pedia nenhum material de consumo básico. Tem faculdades que pedem material de moldagem, luvas, etc... Varia demais. Estudei em particular mas sei que a algumas faculdades tem um programa para recolher e distribuir instrumental usado para os calouros, não sei se funciona na prática pois quase ninguém doa material (tudo tem uma utilidade). Todas as faculdades tem assistentes sociais que conduzem esse tipo de processo, se funciona ou não são outros quinhentos.

Agora a pergunta que é difícil de responder: Vale a pena ou não? De fato, se juntar tudo o gastaria e coloca na poupança dá uma rendinha legal, aí é só completar com outro emprego, hehe.
Brincadeira, isso é muito relativo. O que te digo é que se quer fazer odonto pensando em dinheiro a chance de se decepcionar é grande. O mercado é cruel, empregos são mau remunerados, concursos públicos pagam bem menos que para outras profissões e são muitíssimo mais concorridos que qualquer vestibular. Consultório particular é investimento alto com retorno demorado.
Odonto não é diferente de outras profissões, todas exigem muita ralação, investimento financeiro, estudo, etc, mas odonto tem o agravante de ser uma profissão de saúde, e profissões de saúde são profissões de paixão e paixão não tem preço (mas tem pagamento :o)

Bom, espero ter ajudado. Quem quiser fazer alguma pergunta pode usar o formulário de contato ou mesmo os comentários dos posts. Obrigado e Abraços!


39 comentários:

thalanyveras22 disse...

Oi , estou em duvida entre ODONTO e PSICOLÓGIA minha mãe e contra q eu faça psicologia pq diz q o mercado de trabalho nao e muito legal e quer q eu faça odonto porque e area da saude e estar disposta a pagar oq for preciso caso faça odonto , eu sou a ''conselheira''da turma alem de me identificar muito com psicologia mais o salrio de um psocologo nao e lá essas coisas ai , estou muiiito indecisa , voce acha que qual vale mais a pena ? Obrigado desde já

Ricardo FP disse...

Thalany, obrigado pelo contato!
Nunca fiz psico, então sou suspeito mesmo, mas já trabalhei com várias psicólogas, inclusive com uma no meu consultório. Penso que, como odonto, é uma profissão de paixão, portanto não há argumentos racionais que justifiquem o ingresso em uma delas...
O que sempre leio sobre o assunto, e é o que o Max Geringer sempre diz nos seus programas é: faça um curso técnico que lhe garanta emprego e renda antes de tudo. Assim vc ganha tempo, maturidade e experiencia, e então consegue fazer uma escolha mais racional.

Carlos: disse...

Uma questão difícil de responder mesmo!!! porque na hora que chegam as contas para pagar a paixão meio que some.................

Ana Tokus disse...

Uma visão bastante clara e realista das coisas.

Dinheiro é consequência... quem trabalha achando que dinheiro é um fim em si, pode se decepcionar, em qualquer profissão.

Parabéns pelo post! :)

Ortociakoga disse...

Belo texto Doc! Como a gente gasta na graduação né?! Abraços

Anônimo disse...

ooi, meu sonho é fazer odontologia, mas minha mãe é meio contra, pq ela disse que o mercado de trabalho n esta muito bom, por esse motivo mesmo, de gastar muito com a faculdade e não receber tão bem.. a gente tem que fazer que a gente gosta, mas tem que pensar no retorno finaceiro também, por causa disso estou em duvida, e estou pensando em fazer medicina que era minha segunda opção, e é uma coisa garantida de bom salario, e é uma coisa aproximada do que eu quero! E é na area de saúde, que eu gosto!

Fabrício Mendes disse...

Esqueceu de colocar nas contas o BUTECO :D

Anônimo disse...

Parabéns pelo blog!!achei bastante interessante mesmo!esclareceu todas as minhas dúvidas,mas realmente já me decidi....custe o que custar vou fazer odonto mesmo!!!

Anônimo disse...

bom eu queria saber se odonto realmente vale apena,todo o trabalho e dedicação,tenho muito receio pois meu pai sempre trabalhou nessa areá e sempre foi muito complicado as coisas,e tenho muito medo de ñ consegui o q quero ou me decepcionar e estou no 2 ano e ja estou morrendo de medo.
desde ja obrigado pela resposta

Kamily Sanches disse...

O que eu senti quando li esse post? Vontade de chorar.. que nem um bebezinho !! Hoje tenho 19 anos e a 6 decidi que seria dentista ! Estou no meu segundo ano de cursinho, não tem sido fácil pelo fato de trabalhar e estudar ao mesmo tempo, a pressão da familia também é muito grande de ver que todos seus primos, amigos e afins já estão na faculdade e você não. E toda vez que penso em desitir eu lembro do meu AMOR por essa profissão, olho uma bonequinha de cerâmica que minha mãe me deu e penso: É ali que eu quero chegar !! Pra voces já formados, parabéns e continuem na luta. Pra nós aspirantes.. NÃO DESISTAM... o esforço é grande, mas é recompensa é maior ainda.

Adorei o post.!

Anônimo disse...

Odontologia é dificil uma classe muito desunida essa é o maior problema, porém quanto a remuneração esta mudando muito pra melhor em Savlvador-BA terá um concurso agora para trabalhar em PCF pagando 9.000 reais, fora isso depende muito tambem da sua visão de negocios pois se tem uma variedade de opções na Odontologia exemplo Empresario dono de Dental(material odontologico) ou de clinicas, vale lembrar tambem exercito paga bem e vc ja entra como Tenente ( Oficial).
O o problema da remuneração é a propria classe que abre clinicas populares com baixo custo e baixa qualidade a ABO deveria fazer algo.
Sou estudante de Odonto 5º periodo.

Mykadson! disse...

Sou estudante do 6° Periodo no RN. No estado estar super saturado de cirugiões-dentistas e estudantes mais ainda.
Muitas Clínicas populares com preço lá em baixo.
o PROBLEMA estão nos própios dentistas, pois eu não sei o que se passa na Cabeça de um para cobrar 30 reais em uma restauração, 50 em uma manunteção de orto, e 200 em um canal. Pois a pessoa Passa 5 ANOS em uma faculdade, materiais MUITO CARO, além de estress e etc. e você se prestar a isso, acho que a ABO tem que tomar alguma atitude, além do mais nos PSF da vida vc tem que se contentar com $ 1.500,00 pra trabalhar 40 horas. Realmente a Odontologia se vc pensar em $ as suas chances de decepçao é muito grande, a nao ser que vc estude pra fazer um doutorado e esperar um concurso para ser professor de Universidade, se não, aí aí. E eu sou mais um na área.

gabi Jb♥ disse...

Estou em duvida entra jornalismo e odonto, e não sei o que fazer para decidir..tem como você da mais informações sobre o curso ? em que lugares tem faculdades federais e estaduais ? agradeço.

Nathalia disse...

Já fiz vários vestibulares pra medicina e não passei, iniciei uma faculdade de enfermagem há 1 ano e tive experiência como auxiliar de uma cirurgiã dentista. Hoje estou em duvida sobre trocar meu curso para odonto e futuramente ser uma cirurgiã de buco maxilo, porém, não sei se futuramente compesaria essa troca de curso e não quero voltar aos cursinhos pré-vestibulares para tentar medicina. Qual tua dica?

Ricardo FP disse...

Difícil dizer Nathalia. Cada curso é um curso e nenhum compensa o outro. Encare o que fizer como sua melhor escolha e bola pra frente, dê o seu melhor e será uma boa profissional, seja em qual área for...

Giselle disse...

olá Ricardo...Estou pensando em fazer odonto e aqui em BH tem um curso de Auxiliar da saúde bucal na UFMG e tava pensando em fazer antes da faculdade pra poder lidar um pouco com a profissão, vc acha que esse curso de ASB vai me ajudar em alguma coisa depois de formada na faculdade para conseguir meu primeiro emprego? Ou só faria diferença se eu trabalhar de fato como ASB?

Ricardo FP disse...

Gisele, eu penso que o curso de ASB é válido se você quiser trabalhar na área antes de formada, pois depois você irá trabalhar como dentista mesmo e não acho que faça diferença na hora de conseguir emprego... Um curso de TPD talvez lhe agregue mais, pois traz conhecimento laboratorial que é breve na graduação e já vai te dando "mão".

- ..Μαhზ disse...

Olá Ricardo .
Estou no segundo ano do ensino médio e quero ser dentista . Mas não sei por onde começar . devo fazer vestibular o que primeiro para começar ?

Ricardo Ferreira de Paula disse...

Para ser dentista você precisa passar no vestibular para o curso de Odontologia. Era isso, Mah?

Unknown disse...

Oi ricardo, parabéns pelo blog..

Bom sou aluna do curso de Arquitetura (nada a ver com odonto kk ) sempre quis ser da area da saúde, masss devido a má remuneração e dificuldade de arrumar um emprego acabei optando por outro curso, e adivinha me arrependi e estou pra trancar a facul, estive pensando em odonto tenho algumas duvidas se puder me responder ficaria grata =]

Embora já tenha lido a grade curricular do curso, ainda fiquei meio confusa.. se vc puder falar das matérias que tem no decorrer do curso com uma certa "tradução" seria bom rs

Em matéria de estagios.. é mto dificil conseguir?

Pelo que eu estava vendo em sites de emprego, odontologista é um profissional autonomo, como você faz quando tira férias? =O ninguem te paga rs..

Existem chances de conseguir CLT? %?

Sei lá rola um super medo, sendo uma profissao 90% voltada para sucesso autonomo, depende apenas de mim ter sucesso financeiro, saber lidar com a administração da clinica.

não encontrei nenhum e-mail pra contato =/

desde já obrigada

Ricardo Ferreira de Paula disse...

Existe um link chamado Contato lá na linkbar. Depois, com tempo, respondo suas perguntas uma a uma. Obrigado e bom feriado!

Caio Herique disse...

Parabén pelo blog Ricardo .

Eu sempre tive duvidas de qual curso escolher para seguir carreira , pensei em algo que eu pudesse ser autonomo ,dai veio em mente algumas escolhas , observei bem e vi que o curso 'odonto seria uma boa escolha pelo futuro financeiro.
Moro no interior (Entre Rios-BA) mas muito perto da capital (SSA),e se eu realmente escolher o respectivo curso , eu irei cursar em Salvador , mais no futuro pretendo abrir meu proprio negocio no interior , dai vem minha duvida , na minha cidade existe 5 clinicas odontologicas ,dai pensei se 5 clinicas numa cidade de aproximadamnte 50mil HAB(ou se não não mais com o termino do meu curso )daria pra tirar um bom R$ ? Claro que tambem vai depender da minha ADM .

'' OBS: A partir do momento que eu pensei em cursar odonto eu tbm coloquei em mente de que teria de gostar do que eu iria fazer e não apenas pensar no dinheiro , pois ele pode não vim ..lol ''

Desde já agradeco !

isadora rossi disse...

Olá Ricardo, estou para concluir o ensino médio e estou com duvidas entre odontologia e ciências sociais. Nunca pensei em fazer odonto, mais depois que começei a pesquisar sobre a área, me apaixonei. Tenho muitos parentes dentistas, e as opiniões deles são as mais variadas possíveis. Vou prestar agora no final do ano, mais estou com medo das matérias. Você poderia me informar se tem química e fisica no curso? Beijo

Jéssica Aparecida disse...

Oiie tudo bem terminei o ensino médio em 2012 pretendo fazer odonto, meu pai é contra, mas eu quero muito, nunca tive a oportunidade de conversa sobre isso com algum dentista, eu sou forte em relação a sangue essas coisas, só que esses dias vi um dente totalmente podre, não despreso não falo mal nem nada só que fico pensando será que vou ter nojo, será que vai passar, não sei se todo dentista ja pensou nisso algum dia só que tenho medo de ter nojo não sei srs e tenho medo de não conseguir emprego moro em Sp por aqui oque tem é dentista em cada canto não quero fazer consultorio quero trabalha em saude publica, você pode me dar algum conselho... jessi_linda2007@hotmail.com meu email Obrigada

Ricardo Ferreira de Paula disse...

Quer ser dentista para trabalhar com saúde pública e tem medo de ter nojo, certo? Passe uma semana em um posto de saúde qualquer, ou ou meia hora pelo menos. Vai resolver suas dúvidas.

Maria Izabela disse...

Oi Ricardo. Sou encantada pela odontologia, mas minha dificuldade em cálculos e quimica é bem grande, e sei que há alguns momentos desses ba facul e isso esta me travando. Estou com muito medo de entrar e nao acompanhar, ou seila achar muito pesado. Oque vo d acha? Poderia me explicar mais ou menos como sao as disciplinas... Obgada

Ricardo Ferreira de Paula disse...

Procure um dentista e ofereça-se para trabalhar com ele por algum tempo. Vai saber se quer mesmo ou não. E não fuja do que não sabe. Enfrente seus desafios, oras.

minha opinião disse...

Eu gostaria de fazer odonto. Porém, tenho receio de algumas matérias que não conheço bem. Eu não me importo com a remuneração da profissão, penso que qualquer profissional dedicado e bem no que faz, obtém um bom resultado e lucro justo, de acordo com a qualidade do serviço prestado. Eu gostaria de saber Ricardo, quais foram as diciplinas que você mais teve dificuldades, e se em algum momento pensou em desistir e o por quê?

minha opinião disse...

Eu gostaria de fazer odonto. Porém, tenho receio de algumas matérias que não conheço bem. Eu não me importo com a remuneração da profissão, penso que qualquer profissional dedicado e bem no que faz, obtém um bom resultado e lucro justo, de acordo com a qualidade do serviço prestado. Eu gostaria de saber Ricardo, quais foram as diciplinas que você mais teve dificuldades, e se em algum momento pensou em desistir e o por quê?

Ricardo Ferreira de Paula disse...

Olá
Dificuldade eu tive em todas, pois é tudo bem complexo, mas nada que com esforço eu não tenha vencido... Minha maior dificuldade foi em Bioestatística, e na verdade foi por uma dificuldade que eu tenho com fórmulas, sou incapaz de decorá-las e elas foram necessárias nas provas. Não cheguei a "ficar" em nenhuma matéria. Diversos colegas tiveram dificuldades maiores em anatomia, outros na hora de esculpir, outros na hora de cirurgia, etc. Nada impediu ninguém, ao menos que eu saiba.
Durante a graduação nunca pensei em deixar a profissão. Apenas pensei nisso quando não aguentava de dor nos pulsos, por tendinite relacionada ao trabalho. Ainda bem que isso passou e estou aqui, firmão.

Abraço!

Hêmily Borges disse...

Olá, eu estou no segundo ano e já estou pensando em que faculdade fazer. Estou em dúvida se devo fazer odonto ou não. Sempre estudei em escola particular, mas meus pais não tem condições tão boas, ou seja, meu pai "rala" bastante para pagar meus estudos. Quero passar para uma federal, mas tenho medo de fazer odonto e não obter um retorno financeiro. Medo de jogar todo o esforço(gasto) do meu pai no investimento da minha educaçao pro ar, podendo escolher uma engenharia da vida. Ajudem-me!

Ricardo Ferreira de Paula disse...

Procure um cirurgião-dentista ou uma clínica que permita a você acompanhar o serviço por uma semana. Vai tomar uma decisão, esteja certa.

Ana Débora disse...

Ola Ricardo mim ajude por favor , estou no 3 ano do ensino medio i pretendo cursar odontologia , algumas pessoas mim falam que os aparelhos na faculadade tem que pagar , outros mim fala que tem que passar primeiro por medicina tenho vergonha de conversar com minha dentista pois faço tratamento otordontico , pfvr mim ajude mim explique como e , quero muito ser dentista :(

Ricardo Ferreira de Paula disse...

No Brasil não precisa fazer medicina antes de fazer odontologia. Tem que comprar uma cacetada de coisas, são milhares de reais em cada ano de curso.

Ricardo Ferreira de Paula disse...

E converse com sua dentista!

Andreza Bueno disse...

Bom dia! Meu marido é protético e atualmente está abrindo uma clinica odontologica, estou interessada em ingressar no curso porém estou com medo de não conseguir lidar com cirurgias, com cortes? sangue? será que consigo? como é isso?

Andreza Bueno disse...

Bom dia! Meu marido é protetico e atualmente está abrindo uma clinica odontologica, fiquei interessada em fazer o curso de odonto, e futuramente trabalhar apenas com estética. porem estou com medo de fazer cirurgias durante o curso que me disseram que no ultimo ano sera necessario, como que é isso? será que terei estomago? é muito ruim?

Ricardo Ferreira de Paula disse...

Clínica geral tem sangue, só tentando para saber... Converse e passe um tempo em um consultório para saber como é.

MARICEA Almeida disse...

Boa noite, gostaria de uma ajuda, pois estou pensando realizar meu sonho que é fazer odontologia e prestar concurso para trabalhar na Marinha, sei que passar nesse concurso não deve ser tão fácil e obviamente antes de ingressar na marinha irei trabalhar em uma clínica ou em consultório próprio, no entanto irei faze-la pelo fies e após o prazo 1 ano e meio terei que começar a pagar, porém tenho visto tantos comentários negativos a respeito do mercado de trabalho que tenho medo de não ter retorno o suficiente para pagar as futuras mensalidades ou de não conseguir montar um consultório diante das dificuldades de retorno. Se puder me ajudar com sua opinião ficarei grata, obrigada.

Postar um comentário

Não se esqueça! Respeito sempre é bem vindo :)