2 de setembro de 2009

Como preencher um cheque (e como "olhar" um cheque)




Hoje vamos verificar como se preenche um cheque sem erros, e como analizar uma folha de cheque.
Obs1: Imagem escaneada de um talão do Itaú, da folha "Preencha seus cheques com segurança".
Obs2: O texto é meu.
1 - Preencha o valor por extenso de forma legível, com letras grandes e ocupando bastante espaço, passando sobre as linhas. Risque o espaço que sobrar.
2 - Cuidado para não riscar demais. É normal a pessoa ir riscando e riscar o campo "a". É sempre bom indicar a quem o cheque é destinado, use este campo para isto. Quando recebemos um cheque de um paciente, colocamos nosso nome neste espaço.
3 - Preencha o mês por extenso, colocar um número neste espaço pode dar problema.
4 - Preencha e assine o cheque com sua própria caneta, existem canetas que podem ser apagadas facilmente.
5 - Observe os campos "Cliente bancário desde", contas novas indicam risco maior.
6 - Abaixo do nome do dono do cheque existe seu CPF. Algumas pessoas conseguem omitir este número. Cuidado, pois este cheque pode ser negado caso você queira "passar o cheque pra frente".
7 - Nesta posição ficam os dados da agência que emitiu o talão.
8 - A numeração do cheque pode indicar se a pessoa usa muito ou pouco seus cheques - informação de valor discutível...
9 - Preencha o valor numérico limitado por algum sinal que não seja confundido com um número. Caso seu cliente preencha esse número de forma que possa causar confusão, anote á lápis o valor correto, mesmo que o valor por extenso esteja claro.
Todo banco usa caracteres imperceptíveis em alguns pontos para dificultar fraudes, exatamente como é feito nas notas de dinheiro. Geralmente o nome do cliente é escrito na linha onde ele assina, o nome do banco é escrito nas marcas d`água, canto da folha, etc.
Observe também os primeiros números gravados na parte de cima da folha, abaixo da palavra Comp. Estes números indicam o tipo de compensação do cheque. O mais comum é 018 e indica que o cheque deve cair em sua conta em um ou dois dias. Outras compensações demoram mais.
Os caracteres que ficam mais abaixo na folha, que parecem um código de barras, recebem o nome de CMC7. É o código usado pelas leitoras de cheques. Note que ali constam diversos números, que coincidem com os números que estão na linha superior, como compensação, banco, conta, etc.

No verso do cheque também existem marcas d`água. Caso o cheque tenha sido nomeado à você e seja necessário "passá-lo pra frente", anote no verso os dizeres "Pague-se a Fulano de Tal" e assine embaixo. É no verso que constará os carimbos com as alíneas de retorno do cheque, se for o caso.

Dúvidas e sugestões, use os comentários.

Conheça também as formas de apresentação do cheque e as novas regras do cheque, implantadas em abril de 2011.

Abs!


32 comentários:

patricia_12126 disse...

Nossa adorei a explicação, melhor impossivel, meus parabéns.

Anônimo disse...

Muito bom !! Tirou todas as minhas dúvidas.
Obrigada

Anônimo disse...

Me tirou de um sufoco
obrigado.

Anônimo disse...

Bom dia.

Explicação bem plausível.

Faço uma ressalva quanto ao item 2, já vi casos em que foi descrito o destinatário do cheque mas o que importa mesmo é o número da conta em que o cheque vai ser depositado. O campo para essa informação encontram-se atrás do cheque. Caso seja indicado um favorecido e a conta indicada for de outro usuário, o valor será depositado na conta deste último.

De resto, parabéns pela iniciativa.

Ricardo FP disse...

Obrigado, sobre este item, entendo que pode ter ocorrido duas coisas no seu caso: 1- cheque de valor baixo, abaixo de certo valor o cheque é do portador, independente de quem estiver nominado. 2- Erro do banco, por inobservância. Uma microfilmagem poderia resolver isso, se fosse o caso.

Weverton Fellipe Kozlowski Alvares disse...

Oima explicação , melhor impossivel

Tatyane disse...

muitto obrigada me ajudou muito ;P

Anônimo disse...

muito obrigada, me ajudou de mais

Anônimo disse...

amei a explicação me ajudou muito

Anônimo disse...

Ótima descrição, seria legal se você baixasse um aplicativo, tipo joguinho de preencher cheque, seria muito divertido...

Anônimo disse...

muito bom mesmo,tirei todas as duvidas que tinha estou preparada p/ preencher o cheque.

Anônimo disse...

Estou em dúvida ainda quanto à cheques à prazo. Poderia me ajudar dizendo como proceder nesse caso?

Ricardo FP disse...

Para cheques à prazo proceda da mesma forma, mas escreva a data boa (dia do depósito) no canto de baixo, à direita. Devo lembrar que isto não tem valor legal, ou seja, o portador deposita quando quiser. Também lembro que ao datar o cheque o portador tem 6 meses para depositar ou receber o dinheiro.

Anônimo disse...

Putz kra muito obrigado mesmo!!!
Tenho cheque a pouco tempo e ninguém se prontificou a me ensinar a preenche-lo, mas pelo visto já vi que meus cheques de nada valerão momentaneamente a não ser para conhecidos!!!
Muito Obrigado mesmo!!!
Abraço...

Deizi disse...

Obrigada, foi de muita ajuda, bom trabalho, abraços.

gizelia farias disse...

tenho cheque a pouco tempo queria que você me esclarece mais como preencher um cheque pra hora

sykkon rj disse...

Essas ajudas foram de grande valor.
Só que de fato deveria ter uma animação mostrando o passo a passo dessa tão importante tarefa que é preencher um cheque e, principalmente,mostrar onde exatamente colocar a data de compensação do cheque pré-datado.
No geral,a nota é 9,8 para as explicações postadas.

Arimateia Rodrigues Sousa disse...

Nuuuunca precisei preencher cheque na minha vida mesmo com 32 anos e hoje fui preencher um para meu chefe, eeeepaaaa... ferrou ó.Ò heheheeh valeu pela ajuda, a gente se liga em tanta coisa complicada na vida e as coisas simples acabam nos dando uma rasteira...

JUST IN TIME disse...

Olá Ricardo.
Agradeço as explicacoes. Mas trazendo a memória a forma de preencher "cheques a prazo", em suas palavras, como não tem valor legal. Me indicaram a assinar na data principal o dia que ele deverá ser descontado ou depositado.
Há algum problema quanto a isso???

Ricardo Ferreira de Paula disse...

Não muda nada, o cheque pode ser descontado ou depositado na data atual mesmo que se coloque a data futura no espaço para a data.

Um Alguém Solitário disse...

Obrigado, me salvou de uma fria, Parabéns pelo post

Jessica Ferreira disse...

MUITO BOOM!!!
OBRIGADA!

Fábio Pepe disse...

Boa noite
me desculpe por minha ignorância, mas é que estou com uma pequena dúvida. Apesar de minha conta ter uns 02 anos de idade no Banco Itaú, emiti pela primeira vez meu talão de cheques esses dias. Como devo assinar o cheque? Com a mesma assinatura quando abri a conta ou posso inventar outra e deixá-la como oficial para os cheques? Como já relatado no começo, peço mil desculpas, mas estou em dúvidas e tenho medo de meu primeiro cheque voltar por insuficiência de assinatura.
Muito obrigado desde já e espero que o pessoal me ajude ...

Ricardo Ferreira de Paula disse...

Fábio, use a assinatura que forneceu ao banco, ou vá ao banco e peça para atualizar o cartão de assinaturas.

Fábio Pepe disse...

Bom dia a todos os amigos do blog.
Ricardo, como que funciona esse cartão de assinaturas?
Mto obrigado pela força e que DEUS abençõe você e a todos aqui.

Um forte abraço

Ricardo Ferreira de Paula disse...

É um papel que você assina na agência. É esse documento que eles usam para conferir se a assinatura é igual ou não. É só ir à agência e falar com seu gerente ou algum responsável, dizer que sua assinatura mudou e que quer registrar a alteração junto ao banco para evitar problemas.
Claro que assinatura não é uma coisa que a gente fica mudando, mas isso é possível sim. Eu já mudei pois tive conta em banco muito cedo e acabei fazendo uma assinatura muito infantil. Anos depois achei que precisava ter uma assinatura de verdade e registrei a nova no banco, cartórios e documentos que precisei trocar.

Fábio Pepe disse...

Bom dia Ricardo,
pra falar bem a verdade, não lembro como que assinei o documento para abrir a conta no banco a 02 anos atrás, acho que foi por extenso mesmo, mas agora já tenho uma assinatura mais elaborada e desejo registrá-la em cartório e oficializar perante ao banco.
Uma última informação Ricardo, devo registrar primeiramente minha assinatura em cartório e logo após atualizá-la no banco, ou já posso oficizar no banco e depois registrar em cartório???

Desculpe incomodá-lo !!!
Agradeço muito pelas informações Ricardo e tenha um ótimo dia.

Ricardo Ferreira de Paula disse...

Tanto faz. Um não depende do outro.

Abraço e boa sorte.

Coioskem lima de aguiar Coioskem disse...

amigo me ajuda , quero saber se eu tenho que ter dinheiro na minha conta ou e o banco que paga , pra eu pagar mês que vem . o talão de cheques , eu tenho que ter limite em conta eh , obrigado se você poder me ajuda .

Coioskem lima de aguiar Coioskem disse...

oi eu tenho que ter limite na conta ou o banco paga pra me e eu pago no mês que vem eh obrigado, pela ajuda quero.

Ricardo Ferreira de Paula disse...

Coioskem! Tem que ter dinheiro sim. Se não tiver o cheque volta e você paga uma tarifa altíssima e se bobear te encerram a conta e te ferram a vida. Fica esperto!

O limite, se você tiver, serve como um empréstimo do banco caso você precise para pagar um cheque ou o que for, mas o juro é altíssimo!

Esse post sempre tem assunto, adoro :)

ricedlav Correa disse...

GOSTARIA DE ENCONTRAR UMA CANETA QUE É PRÓPRIA PARA ASSINAR CHEQUES,A QUE EU VI É SUISSA,ELA ESCREVE PONTIHADO SERÁ QUE ENCONTRO NO BRASIL?

Postar um comentário

Não se esqueça! Respeito sempre é bem vindo :)