24 de setembro de 2009

Cartão de crédito, pagamentos, etc

Olá!

Tenho notado uma demanda cada dia maior por pagamentos com cartões de crédito no consultório. Até pouco tempo não sentia falta alguma, fazia meus orçamentos e propunha pagamentos em dinheiro, cheques e, para raras exceções, notas promissórias que gerariam boletos bancários. Mas ultimamente tem sido comum o paciente dizer que só tem cartão, não tem cheque. Daí eu fico de mãos atadas, pois poucos querem pagar à vista e eu não gosto das notas promissórias.

Já havia algum tempo que eu pesquisava sobre colocar máquinas de cartão de crédito no consultório, mas sai muito caro pois cada bandeira exige um aluguel de sua máquina. Então esta opção ficou de fora.
Outra opção que estudei foi o PagSeguro do uol, que oferece pagamentos em cartão para várias bandeiras sem necessidade de máquinas e sem mensalidade. Maravilha, mas... O sistema é todo feito para quem tem loja virtual, a única forma viável para nós, prestadores de serviço com valor variável, seria o boleto enviado por email. Por mim tudo bem, já que sou bem seguro em relação a transações por internet. Porém ao oferecer esta modalidade aos clientes não conseguia convencê-los da segurança da transação, todos morriam de medo de receber uma cobrança por email.

Agora, desde ontem pra ser preciso, me cadastrei na VitalCred, empresa intermediadora de financiamentos para prestadores de serviço em saúde. Tomara que dê certo, o serviço deles é bem salgadinho, mas creio que seja melhor que perder clientes por não oferecer uma forma de pagamento...

***PS.
As mudanças estão acontecendo e quem é visitante comum pode continuar mandando opiniões, ok?
Abração!

PS2: Novo post sobre cartões de crédito: Cartões de crédito sem máquinas


15 comentários:

Rogério Boelter disse...

olá! faço acessos diários ao seu blog e gosto muito das matérias. com relação a esta última, também uso os serviços da vital cred há cerca de 5 meses e não tenho tido problemas com eles, pelo contrário, as atendentes são bem prestativas...
o que não gostei foi a complicação que existe para pedir antecipação do cartão de crédito, isto porque a vital cred tem que ligar para o cliente, fazer perguntas e 5 dias depois faz a antecipação se não houver problema. achei isso complicado e incômodo para o cliente, por isso deixo as parcelas virem mensalmente sem antecipação. por outro lado isto traz a vantagem de você ter uma renda mensal garantida com o recebimento das parcelas e, com isso, atrelar alguns pagamentos nas datas de recebimento que são prefixadas pela vital cred (as minhas são 5, 15 e 25). usei outras formas de financiamento (boleto e carnê) sem problemas...
porém, tem alguns clientes que ficam meio receosos de passar informações do cartão via telefone, mas com o devido esclarecimento as dúvidas dissipam...
com relação a taxa de serviços, fica bem abaixo se fôssemos pagar o aluguel de máquinas...
outra atitude que tomei para complementar a linha de financiamento foi a parceria que fiz com uma correspondente de empréstimos para funcionários públicos com desconto em folha (consignado, que a vital cred não tem. um cliente meu que trabalha numa empresa que é correspondente bancário forneceu as instruções e a papelada para o processo, que é bem simples. faço o prenchimento da papelada no consultório e levo pra ele que faz o contato com o banco.

Ricardo Ferreira de Paula disse...

Obrigado pelo comentário enriquecedor, Rogério. Eu ainda estou pegando o jeito deles, quando tiver mais experiência também farei um relato aqui. Mas pela papelada que a moça da Vital Cred me mandou eu tinha entendido que havia empréstimo consignado para funcionário público sim. Preciso verificar direito então, valeu pela dica.

Abração!

RicardoVS disse...

Eu tenho Visa e Master no consultorio e é cobrado 1% no debito 3.5% no credito e 4% no parcelado...
Aluguel da maquina POS eu não sei ao certo qual o valor mas concerteza eu queria colocar um sistema na clinica de substituísse as maquinetas igual tem em alguns supermercados mas não achei muita informação tornando isso viável....
Rogério gostaria de mais informações a respeito deste financiamento para funcionários públicos e etc...

Rogério Boelter disse...

Prezado Ricardo VS
entre no site www.vitalcred.com.br para amiores informações.
Posso assegurar que é mais vantajoso do que ter máquinas no consultório.
Tem uma empresa no Rio oferecendo o mesmo serviço, mas a taxa é mais cara.

cozinha da vivi disse...

Olá colega,
Entrei em seu blog e fiquei muito interessada sobre os assuntos abordados por você. Sou formada há 10 anos e estou agregando ao meu consultório experiências que tenho obtido a respeito de marketing, gerenciamento financeiro, gestão de pessoas, enfim sobre diversos assuntos que muitos de nossos colegas desconhecem. Gostaria muito de me tornar parceira no seu blog para trocarmos informações, aprender com erros e acertos, e para que possamos enriquecer nossas vidas profissionais e ajudar a quem estiver interessado. Se puder dê uma passadinha no blog.
Abraços
Viviane
http://empreendedoresemodontologia.blogspot.com/

cozinha da vivi disse...

Olá colega, fiz um comentário porém não sei se foi enviado(não sou muito "esperta" nisso) porém caso não tenha recebido postei o endereço de meu blog e o interesse em fazer uma parceria para troca de informações, acrescentar conhecimentos em gestão financeira, gestão de pessoas, marketing.. enfim para acrescentarmos à nossa prática e para ajudar os colegas no ofício da Odontologia.
Abraços
Viviane
http://empreendedoresemodontologia.blogspot.com/

Richard Morita disse...

Eu fiquei com a Vitalcred uns 6 meses, mas devido ao pouco uso, a dificuldade de gerar comprovantes na hora e as taxas elevadas troquei pelo Saúde Service. Só que lá ainda é em 6x sem juros no cartão e planos no cheque, não tem boletos. Tudo pela internet. Na bandeira visa dá para adiantar o recebimento online, master: não sei.

Juliana Stuginski Barbosa disse...

Oi Ricardo! Olhe só, eu estou usando o PagFone (pelo celular) da Mastercard. Encontrei via site da APCD. Eu não precisei pagar pelo aluguel da maquininha e nem pagar pelo uso do sistema (eles estão com promoção especial para os dentistas).
A desvantagem é que só realiza compras com cartão de crédito e não débito, mas há o parcelamento em 6X. Pago 3% de comissão à Redecard.

iAN disse...

Muito bom o tópico a respeito dos cartões de créditos.
Quanto ao que você colocou a respeito da tarifa cobrada por cada bandeira pela bendita maquineta (POS), eu tenho uma solução bem viável. No Ebay, é possível comprar material por um preço bem acessível. Por exemplo, o aluguel de uma maquina custa em torno de 30~50 reais por mês. É mais viável gastar 150 USD em 1 máquina que vai ser sua. Desse modo a idéia do cartão de crédito no consultório se torna viável.

RicardoVS disse...

Então realmente Ian eu faço diversas compras no ebay e ja pensei nisso, mas eu não sei como fica a parte de configuração e autenticação destas maquinas com as operadoras no Brasil e eles dificilmente dão algum suporte para que possamos fazer isso...
Mas certeza seria um achado eu pago coisa de 150 reais so das maquinetas POS por mes...

Ricardo Ferreira de Paula disse...

Novo post sobre o assunto: http://odontologiaefinancas.blogspot.com/2009/11/cartoes-de-credito-use-sem-maquinas-nem.html

Abs!

diogoviturino disse...

vital cred e mo furada
cancelei mas continuam me cobrando

Alex disse...

Bom dia, estou procurando formas alternativas de receber com cartão de crédito sem ter que pagar as terríveis maquininhas, ainda utiliza os serviços da vital cred? É bom? Qual a sua experiência?
Forte abraço.

Ricardo Ferreira de Paula disse...

Alex, não uso mais Vital Cred. A demora para pagar é imensa e as aprovações de financiamentos são baixas. Basicamente eles aprovam os financiamentos daqueles clientes que poderiam pagar para nós mesmos, mas com uma taxa bem alta. Se o paciente for na agência do Banco BMG e fizer o financiamento ele mesmo sai muito mais barato. Hoje só uso o FoneShop da redecard.

rabaterra disse...

uso o saúdeservice há 2 anos e sempre foi muito justo, pontual e transparente, em todas as opções, seja de antecipação, extratos e etc. Aceita todas as bandeiras de credito, porem a falta de aceitação para débitos deixa o sistema a desejar... mas vale conhecer... Raba

Postar um comentário

Não se esqueça! Respeito sempre é bem vindo :)