25 de fevereiro de 2008

Software ou Programa odontológico gratuito - Freeware



* Atualização: disponibilizei a planilha que uso para organizar minhas fichas clínicas. Confiram no link: http://www.ricardodentista.com.br/2012/04/planilha-para-organizar-fichas-clinicas.html *

***Atualização: Conheçam o software Controle sua Empresa, com módulos gratuitos e módulos feitos especialmente para dentistas.


Segue o post original:

Software ou Programa para dentistas gratuito - Freeware














"Software gratuito ou freeware é qualquer programa de computador cuja utilização não implica no pagamento de licenças de uso ou royalties."

Finalmente fizeram um bom programa gratuito para cirurgiões-dentistas. Ele se chama DocViewer Plus, feito em português por uma empresa chamada Radio-Memory. Você pode encontrar mais informações sobre o produto no site do programa gratuito.

É um programa simples, fácil, prático e personalizável. Enfim, tudo que espero de um programa odontológico. Não é tão completo nem bonito como os pagos (Dentalis, Easy Dental, Open Doctor, etc)mas pagar mais pela beleza ou funções extras é uma escolha que exige reflexão. Acredito que o uso deste programa em conjunto com algum pacote office já supra a necessidade da maioria dos colegas. Claro que ele peca no mais importante: não gera dados para análise de, por exemplo, quantos pacientes foram atendidos no mês, quais procedimentos não dão lucro ou quais rendem mais, quais colegas cirurgiões-dentistas mais lhe encaminham, e por aí vai, a lista é grande.
Para a gestão de consultórios e clínicas, seja para dentistas ou médicos, fisioterapeutas ou qualquer outro profissional da saúde necessitam de um software completo e é possível fazer isso sem custo, porém para facilitar o processo e torná-lo mais profissional ainda é necessário recorrer aos programas pagos, como Easy Dental, Dental Office, Open Doctor, ProDent, Dentalis, Prodoctor e tantos outros.

* Atualizando o post, veja só, o Vida de Dentista fez um bom relato sobre a experiência de usar um bom programa odontológico, e o Netdentista já comentou muito sobre o melhor software de dentista, ou seja, informação não falta na hora de escolher esses programas!

Mais sobre este assunto:

* Este post participou do Desafio dos 7 links.


56 comentários:

JV disse...

Bela dica, vou experimentar.
Também acho que pagar por programa bonito não é boa idéia, tem é que ser funcional.

JV

Anônimo disse...

Olá Ricardo. Meu nome é Allan Massahud e sou criador do software Ortho Easy. Eu conheço o DocViewer. Ele é um software voltado para visualização de documentações ortodonticas e possui um controle muito básico para cadastro, fichas clinicas e financeiro.

Caso tenha interesse em um software completo para gerenciamento de ortodontia convido a você a conhecer meu software.
A proposito, a parte de cefalometria do ORTHO EASY é compativel com a cefalometria do DocViewer.

Entre no meu site e faça o download www.dentalsoft.com.br.

Abraço
Allan Massahud

Luciana disse...

Caro Ricardo,
não conhecia o DocViewer e achei muito bom uma opção free, mas ele apresenta a mesma dificuldade que já encontrei em outros programas tanto médicos como odontológicos que é a não possibilidade de extrair os dados em forma de banco de dados para a análise das informações. Até hoje encontrei esta facilidade apenas no Easy e seria necessário um pagamento à parte no suporte.
No meu ponto de vista ainda prefiro meu simples formulário no access e minhas planilhas no excel para a parte financeira e cadastro.

Ricardo Ferreira de Paula disse...

Esse banco de dados no access eu não sei fazer, Luciana. Nunca tive contato com o programa. Valeu pela dica.

Anônimo disse...

Ola achei muito interessante sua dica valeu pela informação

Carol disse...

Outro software gratuito e muito bom que existe é o ADM Odonto - web edition. E o melhor de tudo, funciona diretamente pela web (Aceita windows, linux, mac, etc). Eu já experimentei e gostei, é bem simples. Mas só dentistas com CRO válido tem acesso. O link é: www.softonline.com.br/admodonto

Abraços.

Carol disse...

Outro software gratuito e muito bom que existe é o ADM Odonto - web edition. E o melhor de tudo, funciona diretamente pela web (Aceita windows, linux, mac, etc). Eu já experimentei e gostei, é bem simples. Mas só dentistas com CRO válido tem acesso. O link é: www.softonline.com.br/admodonto

Abraços.

Allan - Dental Soft disse...

Meus caros amigos dentistas, deixem de ser pão duro e comprem software odontológico.

Voces não estão jogando jogo de computador, é a carreira profissional de vocês que vocês estão cadastrando
em um software.

Já pensou se todo mundo quisesse tratamento odontológico FREE ? Vocês acham isso injusto porque voces investiram muito tempo na sua formação profissional. Então deixe o tratamento odontologico FREE pra quem é carente, e como vocês não são carentes, comprem um software odontológico, é mais garantido.

Sou analista de sistemas e trabalho há muito tempo na area de desenvolvimento de software odontologico, e assim como vocês eu também preciso comer, alimentar meus filhos, enfim, todas as despesas que vocês tem.

Ricardo Ferreira de Paula disse...

Allan, obrigado pelo comentário. Você expôs um ponto de vista válido. Ainda que eu não concorde com sua abordagem, chamando seus clientes em potencial de pães-duros, brincalhões, insensatos e alienados, concordo que todos devem ser remunerados pelo seu trabalho. O caso do programa da Radiomemory é diferente. Eles querem espalhar seu programa de forma virótica para que alguns usem seus serviços efetivamente cobrados. É uma forma indireta de ser remunerado, muito inteligente da parte deles. Eles usam a criatividade e reclamam menos das contas a pagar...

Anônimo disse...

Alan,
O dia que um dentista colocar um banner de propaganda dentro de seu consultório e só com o ganho de propaganda conseguir fazer o negócio dar dinheiro, aí nós conversamos.
Afinal é assim que a maioria dos sites e programas free funcionam, certo?

ConsulDent disse...

Boa dica, mas vc sabe informar se esse programa é compatível com o win vista e se ele faz back up do conteudo dele?
abraço

Dr. Fernando S. Silveira disse...

Olá.

Fiz o download desse software free. Mas dá para perceber que o foco deles náo é esse software. Ele tem poucos recursos e realmente não é prático.
Sou usuário há anos do software odontológico Dental Office. Atualmente uso a versão 2008 deles. Eles evoluiram muito. Acho que foram um dos primeiros do mercado. Voce pode comprar o software ou aderira a um plano de vantagens ( o que eu fiz ) e voce paga um pouco por mês para ter o software e muitos outros beneficios. O suporte deles é fantástico. Vale a pena voces conhecerem. O site é: www.dentaloffice.com.br.
Abraço a todos.

Ricardo Ferreira de Paula disse...

Já usei o Dental Office, isso foi em 2002. Na época gostei muito também.

cris disse...

tambem uso o Dental Office, gosto muito acho que o custo beneficio de um programa pago vale a pena o programa é completo. tambem ja usei o ortho easy muito bom mas é so pra ortodontia.....

Marcela disse...

Alguem sabe me informar como faço pra desistalar esse programa da radio memory? Ja tentei de todas as formas. Obrigada

Marcela disse...

Alguem sabe como faço para desistalar esse programa da radio memory?? Ja tentei de todas as formas e nao consigo. Por favor me ajudem...

Roberto disse...

Caro Ricardo, baixei o programa e ele parece servir exatamente para os meus trabalhos.
Qual o limite de pacientes que podem ser cadastrados?

Anônimo disse...

Roberto,

Esse programa só vai te atender se for para radiologia. Se for para gerenciar seu consultório tem que usar outro programa. Eu por exemplo ja uso ha 10 anos o software odontológico Dental Office. Ele me atende plenamente. Sempre pago para atualizar ele mas vale a pena. Voce vai ter um consultorio muito mais organizado. E o pessoal lá do suporte é show. Grande abraço.

Fernando M. Pontes

Eduardo disse...

Olá, eu gostaria de dar uma sugestão. Eu desenvolvi há 3 anos um software para gestão de clínicas odontológicas que evoluiu relativamente bem paro o que a clínica que me contratou queria.

Mas ele precisa ganhar corpo evoluir. E vocês querem um software, certo? E se fizéssemos todos uma parceria? Vocês se juntassem e arcassem com os custos de desenvolvimento de uma ferramenta realmente madura e compatível com o que querem? Ao final, todos receberiam o programa. Poderia funcionar tal como uma cooperativa. E meu software poderia muito bem ser usado para isso.

Claro que tudo documentado, com contrato, com reuniões e com as devidas apresentações para ganharem segurança nessa proposta.

Os que ficarem interessados, bastam enviar email para eduardo.clinisys@gmail.com com a finalidade de avançarmos para uma segunda etapa.

Allan disse...

Utilizem o eXDental 2009, além de ser fácil manuseio, você impressiona de vez seus pacientes. Fora o controle financeiro que é o mais completo dos programas testados pela minha clínica. Você investe um pouco em um bom software odontológico e ganha MUITO mais tempo!

Anônimo disse...

Ola
Allan... Isso tá parecendo propaganda do programa. Voce deve trabalhar nessa empresa. Eu ja usei esse programa. Mas como o próprio nome diz é um ExDental. Se voce quer virar um ExDentista use o ExDental. Não me agradou. É pesado e voce tem que ter maquina de ultima geração para rodar. Software tem que ser pratico e gerenciar a clinica. Para impressionar o paciente tem inumeras outras formas.
Atenciosamente,

Mariana Gusmao
Cir. Dentista ( Implantodontista )

Anônimo disse...

olá,usei o dental ofice até a 2 anos atras,mas qdo troquei o computador não consegui o apoio do suporte do programa para faze-lo compativel.Como isso foi mais ou menos o que acontecia de qdo a cada troca de PC precisava de uma nova senha para iniciar e alguns atritos nestes contatos para adequar o programa às minhas necessidades pessoais,preferi manusear o access e o excel.Se eu quiser ir para um programa proprio de nossa area,com qual conseguiria importar os dados destas ferramentas para dentro dele?
Grato por este espaço.
Danilo

Anônimo disse...

Danilo,

Eu tambem uso o Dental Office, mas na verdade há 6 anos. Sempre tive muito apoio do pessoal do suporte. Eu uso sempre o suporte on-line deles que é muito bom. É verdade que o telefone é dificil de falar. Mas eles sempre me deram muita atenção. Eles me mandaram as novidades da versão 2010 que eles estaão lançando e achei fantastico o que esta por vir. Outro dia falei com o Andre do suporte deles e ele me falou que importam planilhas do excel ou bancos deados em access para o Dental office sem cobrar por isso. Acho que valeria a pena voce tentar um contato com eles novamente.
Bom, é apenas minha opinião

Grande abraço
Dr. Talles B. - Niteroi - RJ

Allan - Dental Soft disse...

Prezado Ricardo Ferreira de Paula, me desculpe se você entendeu dessa maneira, mas a minha intenção não foi chamar meus clientes em potencial de brincalhões, insensatos e alienados. Somente mencionei o termo pão duro e que os desenvolvedores de software também têm as mesmas necessidades de um dentista pelo fato de que todos só falaram em software grátis no seu blog até esse meu comentário.

Em minha opinião acho muito difícil encontrar uma boa ferramenta em português para o gerenciamento em odontologia e que tenha grande potencial de continuidade e um suporte que proporcione a vocês, dentistas, tranqüilidade no uso do software e que seja GRÁTIS.
Acho válido que pensem nisso quando estiverem procurando um software para o seu consultório para não ter futuras dores de cabeça.

Novamente vou deixar registrado o endereço do site do ORTHO EASY e ORTHO EASY clínico. Lá tem o link para download da versão de testes do programa e os contatos de telefone, email., msn e skype.

www.dentalsoft.com.br

abraços,

Allan Massahud
Bacharel em Ciência da Computação
DENTAL SOFT

DouglasAdm disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
DouglasAdm disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Ricardo Ferreira de Paula disse...

Reafirmando,
Tenho nada a ver com o programa apresentado aqui. Nunca ganhei nada com sua divulgação nem pretendo ganhar. Cabe a cada um a responsabilidade sobre aquilo que instala ou deixa de instalar em seu computador.

Anônimo disse...

A todos um bom dia...

Eu trabalho na area de informatica e apesar de não ter uma esperiencia grande na area acho que aplicações que sejam free tambem ajudam e dão dinheiro. Ao mesmo tempo para o Comprador que gasta menos com licenças e tambem para quem aplica a solução faz os testes ele pode não vender o software mas vende o trabalho dele na analize do software na aplicação do software na empresa então não digo que isto é perda de tempo como dito anteriormente.
Obrigado a todos.

luis carlos caramori disse...

Estou precisando de um software que possa me auxiliar no gerenciamento de várias clínicas em cidades diferentes, podem me indicar um ....
grato
Luis Carlos
lccfontes@gmail.com

Anônimo disse...

Olá.

Sempre procuro acompanhar as divulgações neste blog. Como disse, uso o software odontologico Dental Office há vários anos. Agora eles lançaram a versão 2010 que tem muita coisa legal. Eu atualizei ele gratuitamente porque sou cliente do plano de vantagens dele ( PLUS ). Eu tambem uso ele a distancia com um negocio chamado acesso remoto ( pelo windows ). Funciona muito bem, mas sua conexao de internet tem que ser estavel.
Recomendo !
Dr. Talles B.
Niteroi - RJ

Ricardo Ferreira de Paula disse...

Demorei mas apaguei uns posts por solicitação de seus autores. Desculpe a demora.
Abs

Anônimo disse...

Olá Ricardo....eu uso o programa DENTALIS na minha clínica e ele é realmente fantástico...mas como nada é perfeito, acho que a mensalidade é um pouco salgada...ta ai mais uma dica!
Parabéns pelo blog....
um abraço Marininha

Ricardo Ferreira de Paula disse...

Marianinha, obrigado pela participação. Atualmente estou testando o Open Doctor e pretendo testar o Dentalis logo, mas não sei se receberei autorização para isso. Assim que tiver algum parecer coloco aqui no blog.
Abraço!

Anônimo disse...

Olá Colegas de profissão,

Ja trabalhei com Dentalis e paguei até o plano mensal deles, mas o software deles ficou parado no tempo. Eles usam a mesma tecnologia de 15 anos atrás. Não posso ficar parado e optei por mudar, apesar das dificuldades que é migrar de um programa para outro. Hoje uso o software odontológico Dental Office. Tambem pago por mês, bem menos que no outro, mas pelo menos tenho suporte muito bom e as novas versoes tambem inclusas. Vale a pena voces conhecerem. O site deles é : www.dentaloffice.com.br

Espero ter ajudado.
Abraços,

Dr. Wladimir N. Moraes (Resende-RJ)

Blog da Dental View disse...

Olá colegas,
Muito boa essa discussão!
Como já comentei com o Ricardo em outro momento, fiz testes com vários softwares do mercado.
Considero as opções pagas muito mais interessantes para gerenciar o consultório. Afinal um software de gerenciamento serve para gerenciar, não somente para cadastrar dados do paciente. Normalmente as opções free são bastante limitadas no que tange à emissão de relatórios e novas tecnologias, como envio de SMS...
Fica minha dica, comprem um bom software de gerenciamento. Analisem o Exdental e o Dental Office (recomendo pois conheço os dois e sei que são estáveis e a equipe de suporte está sempre à disposição).
Lembre-se que usando um software free você normalmente não tem suporte...
Imagine daqui a 3 anos, quando quiser trocar de sistema operacional e o software que você usa não for compatível com esta plataforma...
Abraços a todos!
Ps. postei um artigo sobre o assunto no blog da Dental View

Blog da Dental View disse...

Esqueci de colocar o link para o blog:
http://dentalviewsoftware.blogspot.com/2009/10/uitilizando-filosofia-do-crm-na-clinica.html

abraços

Anônimo disse...

Estou com um problema com o Dentalis: acho um absurdo ter que pagar sempre que preciso mudar o sistema Windows ,sendo que já paguei pelo software uma vez.
Para atualizar meu Dentalis de máquina(rodava ainda em um Windows 98!)e recuperar meu backup terei que desembolsar 1000 reais.
Alguém teria alguma dica a respeito disto?
Preciso com certa urgência!
Grato.

Anônimo disse...

Ola Colegas.

Nao é a primeira vez que escuto isso do dentalis. O problema é que eles continuam com um produto obsoleto. Feito com linguagens ultrapassadas que nao funcionam bem em ambiente windows novos.
Sou mais um que usa o software odontológico Dental Office 2010. É fantástico. Pode usar tranquilamente. Ele roda em qualquer ambiente windows.

Abraços

Anônimo disse...

o programa em si é bom, mas não completo recomendo o DENTAL OFFICE mais completo que esse não há

KayOno

Anônimo disse...

Boa tarde a todos,

Não sou da área de odontologia e sim da área da informática. Li todos os comentários aqui no blog, e penso o seguinte:
Todos, independente do seguimento que atuam, são empresários e como tais precisam gerir suas empresas com informações precisas e seguras, pois o mercado em que vocês atuam é muito competitivo, e manter um cliente fiel é muito importante. Portanto, concordo com o que o Cristian Dunker disse em seu artigo (link esta em um comentário abaixo). Sendo assim, não procurem programas gratuitos que são apenas organizadores de fichas. Sei que não é fácil para ninguém ganhar dinheiro, mas acho que vale a pena investir em um software pago, que tenha suporte, melhorias constantes e relatórios que realmente fazem algum sentido para o negócio de vocês.

Mara disse...

Boa noite preciso urgentimente de ajuda!! Eu uso o programa ODONTO BOWL mas ele é muitoooo complicado!! Não indico pra ninguem!! O meu problema é o seguinte o meu programa deu pau salvei em outro computador o cadastro mas ele não quer abrir no novo programa instalado!! Como eu faço para abrir os arquivos antigos?! POR FAVOR ME AJUDEM O MAIS RAPIDO O POSSIVEL!! Desde ja agradeço pela atenção!!!

Ricardo Ferreira de Paula disse...

Mara, infelizmente não sei como te ajudar... Não consegue entrar em contato com os desenvolvedores do programa?

Anônimo disse...

Mara.

Tudo bem ?
Tambem nao conheço esse programa. mas eu tinha um feito por uns programadores e eu migrei recentemente para o software odontológico DENTAL OFFICE 2010. Eles convertem bancos de dados de outros programas para o software deles.
fale com eles. Indico

Grande abraço
Dr. Jonas P. Michellini

BETO Games.Net disse...

Olá. Me chamo Marcos B. Souza, e utilizo o espaço para convidar dentista(s) para a criação de um novo e completo software para a gestão de clínica(s) odontológica(s). Sou programador e técnico em informática, atendo em consultórios e convido aos interessados para o empenho nesse programa. O prêmio ao colaborador é a licença sem vencimento de utilização, quando o software estiver completo.

Marcos B. Souza
(75) 3427-2979
esplanet2006@hotmail.com

Anônimo disse...

Olá! o ExDental é bem chique, tem aparência, relativamente fácil de usar. Porém o banco de dados é próprio, ou seja, se vc nao gostar dele e quiser utilizar outro programa, nao conseguirar trazer os dados dos seus pacientes, terá que digitar novamente.

H4W5K disse...

Nossa, vou passar a frequentar mais o SUS, você paga para uma clinica particular amutuar seus dados numa merda de software gratis provavelmente sem backup rodando num K6 II 500 MHZ...
Não é questão de deixar de ser pão duro, é questão de ser profissional, sabemos que a maiioria dos dentistas não tem 10 mil para investir em um software, mas uma clinica tem. Até porque vocês cobram valores elevados.

Vi ai muita gente falando que software é caro, mas vem cá vocês já pararam para analisar quanto vocês cobram por hora e quanto pagam por hora para desenvolver um software?

Banners e doações em software não da dinheiro nenhum não, só servem para diminuir nosso prejuizo. Agente faz software livre por que gosta e para aqueles que precisam, não é para quem lucra, principalmente clinicas pequeno, medio e grande porte, vir e tirar vantagem.

Ai vem ainda um cidadão e reclama que tem propaganda em software livre? vai ser cara de pau assim lá longe viu.

Está se aproveitando de algo que foi feito para necessitados e ainda reclama? quero ver se você dá tratamento de graça para milhares de pessoas como agente faz.

Anônimo disse...

Troquei meu computador com windows xp para um windows 7. Comprei meu software easy dental há apenas 2 anos e me disseram que tenho q atualizar pq a versão que adquiri 7.5 não roda no windows 7. Na época paguei 900,00 pelo programa. Querem me cobrar mais 800,00 pela atualização para o 7.6.Apenas 2 anos depois!!!Quase o que paguei!!!Estou me sentindo roubada e enganada!!!!
Easy dental!!!!

dra.karine

Anônimo disse...

Dra. Karine,

Sou seu colega e tambem usuario de software odontologico. Eu era cliente deles tambem e tambem achei absurdo os valores deles. Entao migrei para o DENTAL OFFICE 2010. Alem de migrarem boa parte dos meus dados ( sem custo ) pago hoje apenas um pequeno valor mensal que me dá direito a atualizacoes anuais gratuitas, suporte ilimitado e muito mais. Vale a pena. Olha o site deles: www.dentaloffice.com.br
Recomendo !
Dental Office !

Dr. Marcelo Moura disse...

Allan eu utilizei o XDental 2009 também e não achei tão bom não, ele travava era meio chato de manusear, aí acabei mudando para o Easy, porém esse ano eu comecei a usar o X Dental 2011. Esse sim é fantástico, não trava, é super pratico. Estou super satisfeito, eu recomendo.

Quanto a migração dos dados não tive problemas quando precisei utilizar, ele importa e exporta dados.

Dr. Marcelo Moura

Cesar Augusto disse...

Oi, digo o mesmo dr. Marcelo Moura.
Nenhum desses softwares no mercado atualmente supera o xdental 2011; Além de completíssimo, ele é um software bastante simples de usar.

Dr. Adriano disse...

Bom dia, eu utilizei o Xdental e o Easy Dental já, mas achei meio complicado, muita coisa que não precisa, tentei software que não precisa pagar já mas não sao completos
ultimamente uso o TotalClinic odontologico, o suporte é ótimo e bem mais em conta que estes outros.. Xdental nunca mais tive uns problemas com eles, até tiveram que devolver meu dinheiro..

Abraço a todos

Fátima disse...

Obrigado Dr. Adriano pelo comentário, realmente o software é bem bom...... abraços

drakarinesilva disse...

Ola
Ja fiz meu comentário anteriormente. Visitei o CIOSP 2012 esse ano a acabei conhecendo outros programas. Nao troco por nada. O meu software odontologico DENTAL OFFICE 2012 é bem superior. E posso garantir uma coisa. Alem do programa, o que nao tem igual é o suporte deles. Pena que eu nao tenho uma internet muito boa pois agora que lançaram uma versao 100% online eu migraria facil.
Recomendo Gente !

Ana Paula Ribeiro Guerra Fernandes disse...

boa noite a todos. Sou desenvolvedora de sistemas na 4sis.com.br . Convido vocês a conhecerem o sistema que desenvolvi para gerenciar consultórios. 100% web, não necessita de instalação e funcional em qualquer sistema operacional. Registrem-se, vocês têm 30 dias para experimentar, custo a partir de R$60/mês. Link: http://app.4sis.com.br/ap7 . Muito obrigada Ana Paula Ribeiro Guerra Fernandes

Mundo do Software disse...

A implantação de um programa para controle gerencial facilita o trabalho do dentista que vai muito além do atendimento. Dentro do consultório, o profissional precisa saber gerir as operações, entender de processos e ter o controle de todas as atividades realizadas na clínica odontológica.

Com algumas mudanças é possível gerar grandes resultados para o consultório dentário, como a aquisição de um software de gestão. Pensando nisso, CPT Softwares desenvolveu o programa CPT Dentista, que tem como objetivo trazer melhorias do serviço prestado aos consultórios odontológicos.

Adriano Baptistella disse...

Colegas, utilizo o BestClínical e me adaptei muito bem.
Aqui neste link você pode testar gratuitamente.
http://demo.clinicanaweb.com

www.nuvetec.com.br

Postar um comentário

Não se esqueça! Respeito sempre é bem vindo :)